domingo, 24 de outubro de 2010

Eu, sobre mim

Cidadão comum, em dezembro completarei 37 anos de casamento com a Rita, pai de um casal e avô de uma garota. Profissional da área de hotelaria. Natural da cidade de São Paulo onde vivi até 1991 de onde fui para Ilhéus, depois Porto Alegre, depois Porto Seguro, depois Maceió e atualmente em Recife. Tudo isso por causa do meu trabalho. Durante muito tempo fui fiel combatente pela Igreja Católica, de onde fui ministro, mas hoje em termos de religião me concentro apenas no que ensinou Jesus Cristo.

Apesar de ser filho de um homem integralista e da direitona radical e rigorista, eu, meus botões e minha consciencia resolvemos adotar as causas progressitas, inspiro-me muitas vezes em um dos meus gurus, John  Lennon, que, um dia, em sua música Imagine nos chamou a sonhar com um mundo sem fronteiras e sem religiões. Desde então essa é uma de minhas utopias prediletas.

Enquanto nascia o PT, na década de 80, eu trabalhava no templo mais luxuoso  da ostentação capitalista do Brasil: um certo hotel na al Campinas a uma quadra da Paulista em direção a Bela VIsta.

Jovem ainda, conheci bem proximo da intimidade, muitos dos personagens da politica nacional e que ainda andam por ai: Jereissatis, Calheiros, Malufs, Colloridos, Acms, Neves, Virgilios, etcc.. e a cada vez que eu os via sem mascaras sendo apenas ele mesmos eu me convencia que existia muita coisa de muito podre no nosso querido Brasil.

Participei com minha esposa e meus filhos ainda pequenos de alguns comicios do Lula. Trago na memoria o que mais me emocionou: foi lá na casa Verde. Fiquei admirado com o silencio que a multidão fez quando Lula começou a falar. Podia-se ouvir uma mosca voando. Eu tive certeza absoluta de que se naquele momento ele convidasse aquela multidão a sair pro pau, a multidão sairia.E esse talvez fosse o desejo mais secreto de muitos de nós. Mas a medida que ele falava eu percebi que a proposta dele não era essa: a proposta era mudar o Brasil no campo das idéias, no campo da mudança de atitudes.

Depois fui viver anos dourados em Porto Alegre. Muitos domingos eu andei com a bandeira do PT nas mãos lá no Parque da Redenção. Nascia em mim uma esperança quase de menino de que o Brasil estava perto da mudança.

Depois de um longo e tenebroso inverno veio 2002. O Lula tornou-se nosso Presidente. Mais tarde eu e mais alguns milhões nos decepcionariamos com a triste historia do mensalão. Mas o sonho não acabou ( mais uma vez John  Lennon) e Lula manteve as redeas de um governo igualzinho ao que ele prometeu que faria, lá naquele discurso da Casa Verde, uns 15 anos atrás. Sem tirar nem por. O resto é história.

E é por isso que tenho me dirigido a voces sem nem mesmo conhece-los. Antes de tudo pela obrigação que tenho com meus botões, depois pela minha consciencia de cidadão brasileiro, e por ultimo por meu amor. Fiz o Blog CidadaniaDiaria, uma atitude talvez tardia, mas ainda em tempo de quem sabe , conquistar ainda alguns votos para a continuação do melhor para o Brasil.

Leiam esse artigo de Leonardo Boff e voces entenderão o que eu digo.

E faltou eu dizer que sou beatlemaniaco arretado e porreta. A musica beatle é a trilha sonora de minha vida. Mas para traduzir o que toca mais profundamente minha origem brasileira e acima de tudo me faz querer reconstuir o Brasil á a música Construção de Chico Buarque

Fiquem em paz

Cidadão Jonas Brasileiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário